GRAÇA / COSTA AZUL

EMERGÊNCIA 24 HORAS

O que leva o gato a morder o rabo?

Você com certeza já deve ter visto um cachorro brincando feliz, correndo atrás do rabo. A prática comum aos caninos não liga nenhum alerta aos tutores, porém para quem é dono de um felino o hábito precisa ser investigado mais a fundo, afinal morder, lamber e brincar com
o próprio rabo pode indicar algum problema de saúde do seu bichinho.
Mas antes de tudo, calma. Pode acontecer de um gato correr atrás do próprio rabo apenas por diversão? Sim, no entanto é bem improvável! São várias as possibilidades que podem levar o peludo a morder o rabo, o importante é você prestar a atenção no comportamento do seu gato e saber identificar caso algo esteja fora do normal .

O que leva o gato a morder o rabo?
Como já falamos, se for um ato isolado pode representar apenas alegria e animação, entretanto se o hábito persistir alguns motivos podem ser levados em conta. São eles:
● Alergia
O felino pode estar com uma alergia próxima ao rabo e, por isso, não consegue se controlar e tenta pegar a cauda o dia todo.
● Pulgas
As pulgas, que aparecem tanto em gatos como cachorros, podem ser um fator contribuinte para os animais morderem o rabo. Elas causam uma forte coceira na região, o que os leva a “coçar” na tentativa de amenizar o incômodo.
● Síndrome da hiperestesia felina (SHF)
Essa é uma síndrome pouco compreendida, de difícil diagnóstico e caracterizada por sinais clínicos variados. São vários os sintomas relacionados a SHF, entre eles estão alterações comportamentais, tais como perseguição da cauda, lambedura ou mordedura excessiva em região lombar, anal ou caudal.
● Tédio
Sim, você leu certo. Se seu pet está apenas perseguindo o rabo e não mordendo, o problema pode ser comportamental. Gatos entediados e com energia disponível tendem a apresentar problemas de comportamento e perseguir a cauda pode ser um deles.
● Causas neurológicas
Os gatos também podem sofrer algumas desordens compulsivas e de origem neurológica que resultam nesse tipo de comportamento. Existem condições de origem desconhecida, como neurodermatites – que são raras. Os bichinhos afetados podem passar cerca de 50% a 80% do tempo que estão acordados mordendo o próprio rabo.

Como agir nessa situação?
O fundamental é observar seu pet diariamente, prestando atenção nos pequenos gestos. Se você notar que é algo relacionado ao tédio, por exemplo, estimule ele com brinquedos interativos, atividades ao ar livre ou até mesmo tente enriquecer o ambiente onde ele passa a maior parte do tempo.
Mais um ponto importante é a tosa. Se você costuma tosar o seu gato, evite tosar o rabo, pois ele notará diferença do membro para o resto do corpo e isso pode fazer com que o peludo estranhe e morda o próprio rabo.
Se mesmo assim o hábito persistir, seja qual for o motivo, é preciso levar o pet ao médico veterinário para fazer exames de sangue e testes. Essa é a única forma de descobrir o que está causando o incômodo e assegurar que seu melhor amigo volte ao normal.

Aqui na Centervet você encontra profissionais especializados e dispostos a resolver o problema do seu bichinho o mais rápido possível, para que ele possa continuar levando uma vida feliz e saudável.

Venha para a Centervet e ofereça ao seu pet o bem estar que ele merece! Esperamos sua visita em uma de nossas unidades.

Escolha a unidade que deseja receber atendimento
Emergência Veterinária 24h (Graça)
18h00 - 08h00
(71) 3013-3841
Escolha a unidade para abrir a localização no Google Maps