A cada dia, mais pessoas decidem por adotar ou mesmo comprar um pet, seja um cão, um gato ou mesmo outro animal de estimação. Saiba que isso faz muito bem para a saúde mental humana.
Além de fazer um bem ao bichano, que pode ter sido abandonado ou estar disponível e em busca de alguém para cuidar dele, optar por criar um bichinho é, principalmente, um bem que se faz a si mesmo.
Afinal, a influência do pet na saúde mental humana é grande, sabia disso? E se você tem interesse no assunto e quer saber mais, então, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir:
- Pets não deixam a solidão aparecer e ajudam a saúde mental
- Promovem o amor-próprio de seus tutores
- Animais reduzem o estresse e problemas de saúde mental
- Cães e gatos ajudam a evitar a depressão
- Motivam a boa saúde mental e a vida social dos seus cuidadores
- Desenvolvem senso de responsabilidade
Pets não deixam a solidão aparecer e ajudam a saúde mental
A influência do pet na saúde mental humana acontece de formas variadas. Uma delas é o fato dos pets não deixarem a solidão aparecer para os seus tutores.
É comum que, atualmente, existam muitas pessoas que moram sozinhas, o que pode causar problemas emocionais, se elas se isolarem dos demais.
No entanto, tendo a companhia de um cão, gato ou outro animal de estimação, isso dificilmente vai acontecer.
Eles são todos ótimas companhias e, em alguns casos, podem até mesmo não desgrudar dos seus tutores. E mais, muitos deles exigem passeios diários, fazendo ainda com que a pessoa saia de casa.
Promovem o amor-próprio de seus tutores
Os pets promovem o amor-próprio em seus tutores, sendo essa mais uma influência muito positiva para a sua saúde mental.
Os animais de estimação têm o poder de tornar as pessoas mais felizes, seja por conta da sua companhia, seja por conta das brincadeiras que costumam fazer.
Essas atitudes promovem o bem-estar do seu cuidador e, por consequência, ocorre o aumento da sua autoestima.
Além disso, os pets não julgam as pessoas e isso permite que o cuidador seja ele mesmo, independentemente da situação, e o seu melhor amigo canino ou felino estará sempre ao seu lado.
Animais reduzem o estresse e problemas de saúde mental
Depois de um dia de trabalho, com prazos para cumprir, pressão do chefe, necessidade de atingir metas e muita dor de cabeça, existe coisa melhor do que chegar em casa e ser bem recebido pelo seu melhor amigo?
Os bichinhos conseguem transformar qualquer dia nublado em um dia ensolarado.
Portanto, essa é mais uma das formas de influência do pet na saúde mental humana.
O sentimento de bem-estar que a sua companhia proporciona é um ótimo tratamento para evitar todo o tipo de estresse e, por consequência, garantir um maior nível de controle emocional.
Cães e gatos ajudam a evitar a depressão
Níveis altos de estresse e ansiedade podem causar quadros graves de depressão. Nesse sentido, ter um animal de estimação também é uma forma de evitar essa doença.
E pode ajudar até com o tratamento, isso porque a depressão faz com que a pessoa não tenha mais motivação para as tarefas do dia a dia.
Mas quando se tem um pet, inclusive, um cachorro, com o qual é preciso passear periodicamente, sem contar todos os demais cuidados que cães e gatos exigem, é mais difícil se abater e deixar de realizar o que é necessário.
E como já dito, não deixam que as pessoas se sintam infelizes ou solitárias.
Motivam a boa saúde mental e a vida social dos seus cuidadores
Sair para passear com o pet na rua e encontrar os vizinhos ou brincar com o seu cão no parque e fazer amizade com outros tutores.
Esses são apenas alguns exemplos da influência do pet na saúde mental humana ao motivar a vida social dos seus cuidadores.
Portanto, a convivência com animais também proporciona a convivência com outras pessoas, podendo até mesmo aumentar o círculo de amizades. Inclusive, com pessoas que amam pets assim como você.
Assim, pode-se dizer que os pets estimulam o bem-estar e a vontade de viver.
Desenvolvem senso de responsabilidade
Por fim, no entanto, não menos importante, ter um animal de estimação faz com que a pessoa desenvolva o senso de responsabilidade, o que é uma questão muito importante.
Para quem possui depressão, como já mencionado, pode ser o jeito certo de encontrar um propósito no seu cotidiano.
Para as pessoas de forma geral, é o jeito certo de aprender a importância que os seus próprios atos têm sobre os demais, inclusive, nos pets que precisam cuidar.
E mais, ao ser o tutor de um cão, gato ou outro animal de estimação, o indivíduo amadurece e aprende a tomar as melhores decisões.
Mas para garantir a sua saúde mental com a companhia de um pet, é essencial cuidar ainda do bem-estar do seu melhor amigo.
A CenterVet Salvador oferece clínica veterinária 24 horas, salão pet e pet shop. Ou seja, tudo em um único local. Para saber mais clique aqui.