Ao longo da vida os cachorros apresentam diversas doenças. Para evitá-las é necessário um acompanhamento regular ao veterinário, garantindo uma melhor qualidade de vida ao seu animal de estimação.
As cardiopatias (doenças do coração ou cardíacas) são enfermidades que merecem um maior cuidado e tratamento ágil, um em cada dez cães possuem ou desenvolvem esse diagnóstico.
Em muitos casos, são doenças silenciosas, com sintomas brandos e de confusa identificação. Você saberia reconhecer os primeiros sinais de um quadro de cardiopatia em seu cãozinho?
Continue lendo e descubra mais informações sobre esse tema. O seu pet agradece!
CAUSAS
Não existe uma causa específica e única para as doenças cardíacas. No entanto, de maneira geral, alguns fatores podem acelerar ou desencadear esse problema. Eles são:
- Raça: Algumas espécies de cães têm maior predisposição genética para as cardiopatias, como, por exemplo, o Poodle, o Boxer, o Pug e o Cocker Spaniel.
- Idade: Com o envelhecimento os cachorros tornam-se mais propensos a desenvolver problemas cardíacos.
- Peso: O excesso de peso também pode ser um risco ao coração do seu pet. A obesidade é uma doença séria, informe-se mais: o que você precisa saber sobre obesidade em animais domésticos.
- Alimentação: Refeições desregradas, fora da dieta e com alimentos prejudiciais ao seu bichinho podem provocar alterações cardiovasculares.
- Sedentarismo: A falta de exercícios e atividades geram uma série de complicações e podem desencadear algumas doenças, inclusive as cardiopatias.
SINTOMAS
Perceber quanto antes os sinais de cardiopatia em seu cachorro ajuda em um diagnóstico precoce e, consequentemente, acarreta um tratamento mais adequado e eficiente, aumentando a longevidade canina.
Ao notar esses sintomas, não hesite em levar o seu cachorro ao veterinário, só assim você terá acesso a um diagnóstico seguro e completo.
Para ajudar, listamos 10 sinais de doenças cardíacas, conheça-os:
- Perda ou aumento de peso;
- Falta de apetite;
- Falta de ar;
- Dificuldade ao fazer atividades físicas;
- Fadiga e cansaço;
- Edema (inchaço no abdômen e extremidades);
- Cianose (língua e mucosas arroxeadas);
- Tosse;
- Apatia e fraqueza;
- Desmaios.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Para o tratamento adequado das cardiopatias caninas um série de exames precisam ser feitos. Além do exame clínico no consultório, o especialista veterinário pode incluir um eletrocardiograma, um ecocardiograma e um raio x do tórax.
Com o resultado em mãos, é hora de partir para a ação! Nesses quadros, o uso de medicamento tende a funcionar de forma positiva, prevenindo o agravamento do problema e mantendo o seu pet com uma vida regular.
Em paralelo ao uso de medicamentos, outros cuidados devem ser tomados. A alimentação precisa seguir uma dieta própria para cachorros com cardiopatias e os exercícios físicos têm que ocorrer com moderação.
Também deve-se evitar situações de estresse e ansiedade para o seu bichinho, assim como dispor de um ambiente agradável e aprazível para ele.
Na Centervet, você encontra profissionais de larga e comprovada experiência prontos e a postos para atender o seu filho de quatro patas. Nosso propósito é cuidar e proteger o seu pet da melhor maneira possível!
Gostou do que leu até aqui? A nossa intenção é te manter sempre informado. Continue lendo o nosso blog e conheça cada vez mais sobre o universo dos animais de estimação.