GRAÇA / COSTA AZUL

EMERGÊNCIA 24 HORAS

Comandos básicos para você adestrar o seu cachorro

Confira 4 instruções simples para a rotina com o seu pet

Quando um cãozinho chega em nossas vidas, novos desafios também surgem. Um deles é adestrar o animal para que esse obedeça a comandos que vão desde a sua postura até o local exato onde ele deve fazer xixi. Apresentar os comandos básicos para o seu cachorro pode ser uma tarefa demorada, árdua, mas com certeza valerá a pena. 

É claro que comandos mais difíceis são tarefa de um profissional de adestramento, mas existem funções como sentar, subir, descer que podem ser aprendidas na relação diária entre você e o seu cão. Confira agora dicas de comandos básicos e como você pode aplicá-los no dia a dia.

Quais os comandos básicos essenciais?

Sentar

Talvez, o mais clássico de todos os comandos seja este. Pode parecer simples, mas evita que o cachorro pule em você ou em outras pessoas quando for pedir algo. Siga estes passos para executá-lo:

– Pegue um petisco e passe o pelo nariz do seu pet;

– Afaste-se, porém permaneça com o petisco no campo de visão do bichinho;

– Mova o petisco de cima para baixo e profira a palavra “senta”;

– Quando o cachorro sentar, entregue o petisco como forma de recompensa.

Uma dica muito importante: caso seu doguinho não sente de primeira, repita o movimento até que ele o faça.

Em pé

O contrário do comando anterior é bem parecido. Veja:

– Com o seu cão sentado, chame sua atenção com um petisco;

– Após ele vê-lo, mova o petisco do focinho para cima e fale “em pé”;

– Se o seu cachorro levantar, dê o alimento como forma de recompensa.

Patinha

Um truque que além de trazer muita fofura, mexe com a coordenação motora do seu bichinho pois ele ficará mais preparado para brincadeiras e outras atividades. Siga os passos:

– O cachorro precisa estar sentado e com o olhar fixo em você;

– Coloque um petisco em sua mão, feche-a e passe perto do nariz do cachorro. Ele não deve ver o petisco, somente sentir o cheiro dele;

– Após isso, é esperado que o doguinho estique a pata em sua direção. Ao ver este movimento, diga “dê a patinha” ou “patinha”.

– Quando o cachorro dar a pata a você, ofereça o petisco.

Ficar

Se você tem um cachorro fujão, que avança nas visitas ou em outras pessoas para brincar, o comando fica é excelente para deixá-lo quieto. 

– Mantenha o cachorro sentado;

– Mostre uma mão aberta na frente dele e profira a palavra “ficar” e sem tocar nele;

– Se ele permanecer no local indicado, mostre felicidade e o presentei com um petisco.

Se você tem dúvidas sobre a necessidade do uso do petisco nos comandos, a resposta é simples: o cão precisa sentir motivação para obedecer a ordem e a recompensa no final o incentiva a ser um animal mais dócil e obediente. E precisamos lembrar que o uso de força físico é extremamente violento e perigoso para o seu pet, além de não contribuir com o aprendizado dele. Comandos ensinados com carinho e paciência deixarão o doguinho mais feliz, saudável e pronto para se divertir com você a todo momento.

Essas dicas, no entanto, não servem só para filhotes, mas para cães de todas as idades. Um ponto importante é também lembrar que comandos mais elaborados devem ser ensinados por profissionais adequados e qualificados de adestramento. Comportamentos agressivos e raivosos devem ser tratados com adestradores profissionais e não com truques amadores. Estes são indicados para a vida diária.

Adestrar seu cachorro pode ser uma tarefa divertida e que envolva a família inteira. Invista nestes comandos e se houver necessidade de correção comportamental, contrate um profissional. Não há nada melhor do que estar em sintonia com o seu pet, não é mesmo?

Escolha a unidade que deseja receber atendimento
Emergência Veterinária 24h (Graça)
18h00 - 08h00
(71) 3013-3841
Escolha a unidade para abrir a localização no Google Maps