GRAÇA / COSTA AZUL

EMERGÊNCIA 24 HORAS

Conheça 3 esportes bons para cachorro

Muito se fala sobre a importância da prática de esportes e exercícios físicos para os seres humanos, contudo, manter o corpo em forma não deve ser uma atividade restrita para nós. Afinal, fazer esportes garantem maior longevidade, qualidade de vida e bem-estar para os animais. 

E mais, além de manter a saúde, os esportes para pets oferecem benefícios como: 

  • Estímulo físico e mental; 
  • Gasto de energia acumulada; 
  • Exercício da atenção e do foco;
  • Fortalecimento dos músculos e ossos; 
  • Melhora na respiração e no condicionamento físico; 
  • Combate a obesidade e ao ganho de peso; 
  • Estímulo do fluxo sanguíneo;  
  • Prevenção do estresse e da depressão.  

Outro grande aspecto positivo que essas atividades proporcionam é a melhora no relacionamento e na comunicação entre os cães e os tutores, tendo em vista que é um momento de diversão e cuidado para os dois, em que laços são estreitados, criando um vínculo ainda mais forte e bonito entre ambos. 

Chegou a hora de você conhecer 3 esportes, literalmente, bons para cachorro!

  1. Natação 

Ótima indicação para os bichinhos que precisam perder peso, já que é uma atividade física que queima bastante calorias. Além disso, também é indicada para os cachorros que possuem problemas na coluna, bichinhos idosos e com dificuldades de locomoção, pois é um esporte de baixo impacto e que proporciona alívio nas dores da articulação. 

Conheça o poder da hidroterapia e outras modalidades de fisioterapia para os pets. (inserir link do blogpost Fisioterapia para pets)

Pode ser praticada na piscina ou no mar, nos dois casos é necessário a adaptação do animal, respeitando os seus limites e as recomendações do veterinário. No entanto, caso opte pela segunda opção, o cuidado deve ser redobrado, por conta das ondas, correnteza e da profundidade da água. 

  1. Corrida 

Exercício simples e eficaz, já que pode ser feito na rua, em parques, quadras ou áreas abertas, excelente opção para quem deseja se exercitar em conjunto com o animal sem gastar muito. 

Para iniciar esse esporte é preciso cautela, entenda e respeite o ritmo do seu pet, sem fazer com que ele se esforce mais do que é capaz. É necessário um período de treino e muita adaptação para que ele se acostume verdadeiramente com a rotina. Percebeu que o cachorro está cansado? É hora de parar, descansar na sombra e oferecer muita hidratação. 

Para aqueles que desejam esportes mais radicais é recomendado o canicross, um estilo de corrida em terreno rústico similar ao trekking (só que para cães) em que tutor e o cachorro correm interligados por uma guia elástica. 

  1. Futebol (pegar bolas)

A única regra para esse esporte é a diversão! E o melhor de tudo, só é preciso uma bola de futebol – ou de outro tamanho dependendo do porte do pet – e um espaço aberto, como um parque ou uma praia. Outra boa indicação é escolher uma bola leve para que o cãozinho não machuque o focinho e outras partes do corpo.  

Com muito treino, paciência e ajuda de um profissional adestrador o seu bichinho de estimação pode conseguir correr, devolver a bola e até mesmo jogar altinhas. Caso você prefira, também há a opção de um jogo mais leve, sem a necessidade de grandes treinamentos, apenas exercitando o cachorro para pegar e devolver a bola. 

Outra modalidade de esportes que consiste em pegar bolinhas é o flyball, uma competição em equipes em que cada cachorro precisa correr um percurso cheio de obstáculos para chegar em uma espécie de caixa, pegar a bola e entregar para o seu tutor, vence a equipe que faz a prova em menos tempo.  

Cuidados!

Antes de iniciar qualquer esporte com o seu animalzinho é imprescindível que consultas e exames veterinários sejam feitos para saber se não haverá problemas ao realizar o exercício. Também é importante considerar as características físicas do cachorro, como raça, tamanho e idade para saber se aquela atividade é propícia para ele. 

Por exemplo, raças de cachorro com focinho muito curto (braquicefálicos) podem apresentar maiores dificuldades respiratórias, não sendo indicado esportes que exigem muito esforço. Já para cachorros com mais idade, pode ser necessário fazer uma adaptação das atividades físicas, respeitando as limitações do pet. 

Outra dica é observar o comportamento do animal ao realizar os esportes, se notar sinal de estresse, fraqueza ou problemas de saúde, interrompa as atividades e vá ao médico veterinário. Também se atente ao horário para realizar os exercícios, pois o sol e o calor podem queimar as patas do cachorro, causar desidratação e insolação. 

E por último, mas não menos importante, entre os intervalos da prática dos esportes, sempre forneça água potável e ração, para que o pet fique bem do início ao fim da atividade.   

Cuidar e proteger o seu pet. Essa é a nossa razão de existir. Sabemos o quão preciosos eles são e, por isso, dedicamos 24h do nosso tempo à saúde e bem-estar do seu filho de quatro patas. Possuímos o serviço de clínica veterinária, realizando atendimentos em diferentes especialidades, salão pet e pet shop. Siga-nos nas redes sociais: @centervetsalvador

Escolha a unidade que deseja receber atendimento
Emergência Veterinária 24h (Graça)
18h00 - 08h00
(71) 3013-3841
Escolha a unidade para abrir a localização no Google Maps