Sabemos que nos comunicar com nossos pets nem sempre é fácil, mesmo com anos de convivência e conhecimento de sua linguagem corporal, entender algumas ações deles ainda é um grande mistério.
Porém, com os nossos gatinhos, em especial, existe uma outra maneira interessante que você pode utilizar para tentar entender o que se passa na mente do seu animal.
Essa forma nada mais é do que os movimentos da sua cauda. Sim, é possível analisar alguns comportamentos dos gatos apenas observando esse aspecto. E, para quem ainda não decifrou o que cada movimento significa, mas quer estar atento as mudanças de humor do seu bichinho, trouxemos um pequeno guia para ajudar nessa identificação.
Cauda relaxada: Ótimo sinal! Seu bichinho está relaxado e descansado. Esse movimento pode ser visto enquanto ele passeia tranquilamente entre os cômodos de casa e é um indicativo positivo do seu humor.
Cauda relaxada, com movimentos longos: Significa que seu bichinho está tranquilo, porém, atento a algum acontecimento. Como os gatos são bichos extremamente observadores, essa situação pode vir a acontecer com frequência, mas sem anormalidades.
Cauda relaxada, com movimentos rápidos e curtos: Seu gatinho está animado! Essa movimentação é bastante comum quando ele é apresentado a um novo brinquedo, ou brincadeira. É nesse momento também que as mordidas e arranhões, mesmo que de alegria, podem acontecer. Por isso, cuidado ao se aproximar.
Cauda ereta: Mais um sinal da característica observadora dos felinos, se esse movimento estiver acompanhado com os pelos relaxados, não há nada a temer! Seu bichinho está apenas observando os acontecimentos da casa e as ações dos outros membros da família.
Cauda ereta com pêlos ouriçados: Se você observar estas características no seu gato, fique atento, pois isso significa que existe algo o incomodando. Esse comportamento da cauda é muito comum quando novos animais, ou até mesmo pessoas, entram na sua casa. É o sentimento de estar ameaçado.
Cauda ereta, em curva: Seu bichinho está incomodado com algo, por isso, evite invadir seu espaço. Tente entender a causa desse incomodo, muitas vezes, pode ser por conta de pessoas novas dentro da sua casa.
Cauda pra baixo: Mal sinal! Essa posição é incomum para os gatinhos e o melhor a fazer, quando observar esse tipo de movimentação, é buscar alguma ajuda veterinária para analisar se existe algum problema com a saúde do seu animal.
Viu como é importante ficar atento nas pequenas alterações da cauda do seu gatinho?
Anote as dicas e observe-o com atenção, isso irá te ajudar a identificar os melhores momentos para brincar com ele, e pode vir a evitar situações desagradáveis, ou perigosas, para a saúde do seu pet.