A fisioterapia para pets, especialidade da área da medicina veterinária, é um procedimento muito importante que garante bem-estar para a vida dos animais, pois, quando feita por um profissional indicado, se mostra bastante eficiente para cães e gatos.
Para que serve?
Engana-se quem pensa que a fisioterapia é indicada somente em circunstâncias muito específicas. Esse tratamento pode ser um grande aliado em diversas situações, já que consegue eliminar a causa de algumas enfermidades, melhorar quadros clínicos e amenizar dores. Ela pode, por exemplo, ser recomendada em casos de:
- Problemas neurológicos – sejam por questões genéticas ou adquiridas;
- Obesidade, auxiliando na redução do peso;
- Rupturas no ligamento, como luxação de patela;
- Traumas e fraturas na coluna;
- Artrites e artroses;
- Pré e Pós-operatório de cirurgias;
- Geriatria, aumentando a qualidade de vida do animal;
- Complicações ortopédicas;
- Melhora no condicionamento físico e cardiovascular;
- Problemas nos músculos, cartilagens, tendões e ligamentos.
Além disso, em alguns casos, a prática da fisioterapia pode ser combinada com outras técnicas clínicas, a fim de oferecer um tratamento completo para o pet. No entanto, apenas o médico veterinário, por meio de consultas e exames, pode estabelecer o diagnóstico correto e definir o melhor tratamento para o animal.
Conheça algumas técnicas da fisioterapia para pets
- Ultrassom: utiliza a energia ultrassônica com a finalidade de produzir vibrações mecânicas no organismo. São usados para a reparação tecidual em casos como o de inflamações, analgesia, edema e após cirurgias ortopédicas.
- Hidroterapia: consiste em exercícios de fisioterapia realizados na água – como a natação ou a hidroesteira (esteira aquática) – sendo indicado para diversas situações. Os exercícios feitos na água fornecem um menor impacto, aumentam a circulação sanguínea, intensificam a flexibilidade e a mobilidade, fortalecem os músculos e diminuem a dor.
- Massoterapia: aplicação da massagem para o tratamento do animal. Além de ser uma excelente forma de relaxamento, reduzem o estresse e ansiedade, diminuem as tensões e dores musculares, liberam nódulos que provocam desconfortos e ajudam na prevenção de doenças.
- Eletroterapia: auxilia no controle da fadiga e atrofias musculares, além de ajudar nas dores articulares, tendinosas, musculares ou pós-cirúrgicas. O tratamento é realizado por aparelhos que geram uma corrente elétrica, relaxando os músculos, diminuindo as dores ou fortalecendo a massa muscular.
- Acupuntura: método que se fundamenta no estímulo de determinados pontos no corpo do animal através de uma agulha. A acupuntura é consegue aliviar dores, aumentar o equilíbrio do organismo, melhorar o fluxo sanguíneo e estimular o sistema imunológico.
- Cinesioterapia: é um conjunto de atividades com o intuito de promover o bem-estar e a reabilitação dos cães e gatos através de movimentos, exercícios e alongamentos corporais. É muito comum fazer o uso de bolas, obstáculos, pistas, cones e pranchas de equilíbrio para auxiliar as movimentações dos pets.
Cuidados!
Não há dúvidas que a fisioterapia para pets é uma opção fundamental e totalmente qualificada para o tratamento, recuperação, reabilitação ou prevenção de diversos problemas de saúde. No entanto, apesar de ser benéfica e gerar excelentes resultados, é de suma importância que a fisioterapia seja indicada e feita por um médico veterinário, de preferência com experiência e especialização na área.
O motivo para apenas o profissional veterinário poder realizar a fisioterapia em cães e gatos, se dá pelo fato de que para realizar os procedimentos é preciso ter um amplo conhecimento em anatomia e na fisiologia animal, além de compreender as técnicas cirúrgicas e de manipulação dos bichinhos.
E mais, um bom fisioterapeuta veterinário necessita transmitir segurança e ter paciência durante todo o processo de cuidado com o pet. Afinal, é um grande desafio compreender o limite do animal e fazer com que ele consiga realizar exercícios de maneira plena, suportando a dor/incômodo e apresentando um quadro de melhora com o tempo.
Interessou-se pelo conteúdo e acha que o seu bichinho pode precisar de fisioterapia? Não se preocupe, nós, da Centervet, dispomos de algumas técnicas de fisioterapia para pets em nossos cuidados clínicos, possuímos uma equipe altamente qualificada e equipamento de ponta.
Encontre o endereço mais próximo de você: Graça; Stella Maris; Stiep e Vilas do Atlântico, clique no link (https://linktr.ee/centervetsalvador) e entre em contato com a unidade de sua preferência.