O câncer de mama, também conhecido como neoplasia mamária, é uma doença que não afeta apenas os seres humanos, mas também os pets.
Em outubro é realizada a campanha anual com a intenção de alertar a sociedade sobre a conscientização para diagnóstico e prevenção do câncer mamário. Por esse motivo, nós, da Centervet, aproveitamos esse momento tão importante para falar da relevância do cuidado veterinário para a identificação e análise dos tumores mamários em animais.
Para você ter uma noção, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) relevou que essa modalidade de câncer atinge cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas no país, evidenciando a necessidade do diagnóstico precoce para evitar o pior.
Como ocorre o câncer de mama em pets?
Esse tipo de câncer é causado pelo crescimento desenfreado e irregular das células do tecido mamário, fazendo com que ocorra o aparecimento de tumores. A quantidade e o tamanho dos nódulos varia dependendo de cada caso, podendo ser apenas um ou múltiplos.
Não se sabe as causas exatas para o desenvolvimento da neoplasia, o surgimento desses tumores podem ocorrer por diferentes fatores como questões ambientais, genéticas, hormonais e hábitos alimentares. No entanto, é válido enfatizar que a castração é uma excelente forma cuidado contra o câncer de mama.
O Dr. Márcio Rangel Mello, presidente da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais afirma que “99,5% das fêmeas que são castradas antes do primeiro cio não apresentam câncer. Se realizada entre o primeiro e o segundo cio, 92% não apresentam a doença. Depois do segundo cio,74% ficam livres do câncer de mama.”
O que comprova que quanto antes for feita a cirurgia de castração, maior serão as chances de prevenção da doença.
Quais são os principais sintomas?
O câncer é uma doença silenciosa e muitas vezes passa desapercebida, resultando em um diagnóstico tardio, diminuindo as chances de reversão. Por isso, a melhor maneira de detectar o tumor cancerígeno mamário é através do médico-veterinário, só ele pode falar com propriedade sobre o que está acontecendo com o seu bichinho.
Existem casos em que é possível detectar alguns sinais da doença, preste atenção se o seu pet apresentar:
- Nódulos mamários;
- Inchaço e vermelhidão nas mamas;
- Secreção e odor desagradável na região;
- Anomalias e deformidades nas glândulas mamárias;
- Dor e incômodo no local;
- Falta de apetite e rápido emagrecimento;
- Diarreia e enjoos;
- Apatia.
Qual é o tratamento?
Para evitar que a neoplasia de mama seja uma realidade na vida do seu pet existem três cuidados que são fundamentais: o primeiro deles é a periodicidade em consultas e exames veterinários, assim, é mais fácil de detectar e tratar a doença o mais rápido possível.
Para dar o diagnóstico correto, além do exame clínico, o profissional veterinário fará diferente tipos de exames como, por exemplo, exames de sangue, radiografias, ultrassonografias, punção, biópsia e exame histopatológico.
Já o segundo cuidado, abordamos anteriormente, é a castração precoce. O procedimento da castração é cirúrgico, consiste na retirada do útero e ovários das fêmeas caninas e felinas, ajudando na regulação dos hormônios, além de evitar outras disfunções.
Por fim, também é essencial que haja uma maior atenção com a idade do animal, a prática de exercícios físicos, o estilo de vida e a nutrição, já que a velhice em cães e gatos, a falta de atividade, a má alimentação e a obesidade também aumentam a propensão dessa e outras doenças.
Na Centertvet, o seu animal de estimação tem todo cuidado e amor que merece! Aqui o seu pet pode se consultar com diversas especialidades e realizar diferentes procedimentos – incluindo a castração – em um só lugar. Venha conhecer o nosso espaço e se encantar com nossa equipe de veterinários. Esperamos por você!