GRAÇA / COSTA AZUL

EMERGÊNCIA 24 HORAS

Tartarectomia: conheça mais sobre esse procedimento dentário

A tartarectomia é um nome estanho para você? Chegou a hora de ficar por dentro desse procedimento dentário que pode fazer toda a diferença para a vida do seu pet. Afinal, retirar as placas dentárias de cães e gatos evitam diversos problemas de saúde. Mas antes de entrar propriamente no assunto, precisamos falar sobre outro tema: o tártaro. 

O que é o tártaro?

Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é uma condição que afeta a saúde bucal dos animais domésticos com grande frequência. Ele ocorre por conta da concentração dos restos de comidas que ficam nos dentes dos pets, gerando uma proliferação de bactérias. 

Sem a devida escovação e higiene bucal correta, essas bactérias se acumulam, formam uma placa calcificada que recobre os dentes, aumentando o número de substâncias tóxicas produzidas pelo metabolismo dos animais, provocando enfermidades como: 

  • Mau hálito; 
  • Gengivite; 
  • Periodontite; 
  • Amolecimento e perda dentaria; 
  • Sangramento na boca; 
  • Placas amareladas/acinzentadas nos dentes;
  • Raiz do dente afetada e aparente;
  • Dificuldade na trituração de alimentos;
  • Dores e secreções na região. 

Além disso, em casos mais graves, essas bactérias podem cair na corrente sanguínea e servir como fonte de contaminação para o organismo dos pets, podendo afetar órgãos como o coração, o fígado e os rins, sendo possível causar insuficiência renal, problemas cardíacos e hepáticos. 

Como fazer a limpeza do tártaro?

Existem alguns processos que são grandes aliados quando o assunto é a retirada dos tártaros, o primeiro deles é a escovação periódica dos dentes com os produtos veterinários adequados. Fazendo a escovação de forma correta, as cerdas da escova passam pelo esmalte do dente e garantem uma limpeza bastante efetiva para a prevenção do tártaro. 

Em conjunto com esse procedimento é possível oferecer brinquedos, enxaguantes bucais, remédios líquidos, biscoitos e rações que também auxiliam no cuidado contra o cálculo dental, mas antes de adquirir qualquer um desses produtos, é de suma importância ter a indicação do médico veterinário.  

Já nos casos em que a placa já se encontra instalada e não consegue ser retirada através da escovação, é necessário recorrer para a cirurgia de limpeza dentária: a tartarectomia. 

Como funciona a tartarectomia?

A tartarectomia é uma cirurgia minimamente invasiva realizada com a intenção de fazer uma limpeza dentária profunda. Basicamente, ela consiste na retirada dos tártaros dos dentes e gengiva com o auxílio de um aparelho de ultrassom ou com instrumentos odontológicos específicos. 

No entanto, para que a tartarectomia ocorra de um modo efetivo e seguro, alguns cuidados precisam ser tomados, sendo imprescindível o acompanhamento do profissional da área durante todo o tratamento e que o tutor siga as instruções dos cuidados pré e pós-operatórios. 

Antes de realizar a cirurgia, o veterinário precisa fazer alguns exames – como eletrocardiograma, ecocardiograma, função renal e hepática, etc – para avaliar e certificar que a saúde do pet está em dia. Estando tudo bem com o animal, após essa etapa, é a hora da intervenção cirúrgica. 

Para que tudo ocorra bem e todo o processo seja indolor, a tartarectomia exige que seja feita a anestesia geral do pet, pois só assim é possível analisar as funções vitais do bichinho e mantê-lo imobilizado durante o procedimento. 

Além disso, dependendo da situação do animal, medicamentos antibióticos podem ser utilizados antes e após o processo de tartaragem, eliminando o maior número possível de bactérias. 

Durante o procedimento, o veterinário avalia com muito cuidado todos os dentes do pet, utiliza equipamentos específicos para eliminar os tártaros, como também faz a remoção mecânica e raspagem dos resíduos em partes da boca de mais difícil acesso. Por fim, é feito o polimento dos dentes, garantindo uma esmaltação dentária sem nenhum resquício de bactérias. 

Entendeu a importância de cuidar da saúde bucal do seu pet? Lembre-se: nunca recorra a nenhum tratamento caseio para a eliminação dos tártaros sem a instrução de um especialista. É fundamental que você leve o seu animalzinho para check-ups e consultas regulares para avaliar como anda a saúde dele. 

Na Centervet você tem a segurança de saber que o seu bicho de estimação está em boas mãos, pois somos apaixonados por cuidar e proteger os animais e oferecemos serviços pensando em você e no seu pet: Clínica Veterinária 24h, Salão Pet e Petshop. Agende já a sua consulta. 

Escolha a unidade que deseja receber atendimento
Emergência Veterinária 24h (Graça)
18h00 - 08h00
(71) 3013-3841
Escolha a unidade para abrir a localização no Google Maps